segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ÉTICA, MORAL E POLÍTICA




A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, tem portanto, caráter obrigatório. Já a ética é a forma como o homem deve se comportar em meio social.
A moral sempre existiu, pois,o homem sempre teve consciência Moral o que leva a  distinguir o bem do mal.
Distinguir o bem do mal é o que se espera de todo individuo sensato, civilizado e politicamente correto.
2012 é ano de eleições quando o eleitor vai às urnas escolher o seu prefeito e o seu vereador. Convenhamos é um momento de responsabilidade cidadã; a Moral (costume) de escolher o candidato deve coincidir com a ética do sujeito escolhido, ou seja, o que se espera desse indivíduo que vai representa-lo na Câmara ou administrar o bem público é compromisso, lisura, responsabilidade, seriedade... tudo que está ligado aos bons costumes  e o bom comportamento social.
Todavia, os momentos que antecedem o dia decisivo são recheados de palavras e palavrões proferidos por alguns candidatos e certos "cabos eleitorais" que tem ligação com o costume (mau costume) mas, nada tem a ver com a ética de um povo civilizado.
Devemos nos lembrar dos gregos clássicos, que elegiam aqueles que melhor falavam e melhor falar é convencer sem agredir nem mesmo aqueles que parece merecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário